Treino de guarda-redes em Portugal

Publicado em Atualizado em


Treino de guarda-redes em Portugal: uma formação para «abanar» com a classe

A arte do treino de guarda-redes continua a ser desvalorizada em Portugal. Uma evidência que salta à vista na realidade da maioria dos clubes nacionais, mas que começa a ser combatida por alguns irredutíveis. Bom exemplo disto mesmo é a organização da primeira grande formação para técnicos desta vertente tão específica. Um evento a ter lugar entre os dias 4 e 8 de Junho.

Um passo em frente na evolução da área, explicado por Hugo Oliveira prelector da formação e que é actualmente também o técnico de guarda-redes do Gil Vicente. «Até aqui nada foi feito deste género em Portugal. É por isso uma oportunidade única e inédita para abanar a nossa classe e a forma de trabalhar em Portugal».

Este curso irá estender-se ao longo de cinco dias e será dividido em duas fases. Nos dois primeiros, será dada especial atenção ao treino de formação dos guarda-redes. «Tentaremos explicar como criar um modelo num clube e consequentes especificidades técnicas próprias para cada idade», refere Hugo Oliveira. Nos restantes três dias, será dado especial ênfase aos profissionais das redes.

«No curso direccionado para profissionais vamos ter parte teórica e parte prática. Abordaremos a evolução nas metodologias de treino específico, em especial o treino sistémico dentro dos modelos de guarda redes e metodologia», explica um dos principais responsáveis pela acção. «Não é um curso com receitas ou verdades supremas, mas sim uma forma de juntar para que se discuta e faça evoluir o treino específico dos guarda-redes em Portugal».

De referir ainda que a formação terá lugar na cidade do Porto.

Fonte:MaisFutebol

About these ads

94 pensamentos sobre “Treino de guarda-redes em Portugal

    Henrique Neves disse:
    Junho 3, 2007 às 12:04 am

    Gostaria de ser informado sobre tudo o que possa existir de base ao refortalecimento do know-how sobre o treino de guarda-redes.
    Inicie, após ter sido durante 15 anos praticante, a carreira de treinador de guarda-redes e como tal desperta-me o interesse em todas as materias sobre este vertente.

    Desde mais agradeço a atenção prestada e aguardo informações

      Diogo disse:
      Outubro 20, 2009 às 10:08 am

      Henrique, haveria alguma possibilidade de partilhar as informações sobre o treino de guarda-redes?

      Agradecido!

    Francisco Batista disse:
    Julho 13, 2007 às 4:54 pm

    Boas tardes

    Gostaria de saber se há alguém, interessado em treinar-me como guarda-redes como “cobaia” ou instrumento de trabalho (ou seja, sem cobrar nada).

    franciscomarquesbatista@gmail.com
    Com os melhores cumprimentos, Francisco Batista

    marco disse:
    Agosto 7, 2007 às 9:30 pm

    eu sou treinador de guarda redes e gostaria que me desse informações acerca de treino de jovens guarda redes.Gostava de melhorar os meus conhecimentos sobre o assunto.

    Hermínio Nunes disse:
    Agosto 16, 2007 às 6:36 pm

    Sou responsável pelo treino de jovens guarda-redes das camadas de Iniciados e Juvenis de um clube da zona de Leiria. Fui praticante durante duas décadas e hoje baseio a formação nos meus conhecimentos práticos e no facto de o treinador principal de que soou adjunto, ser um ex-emigrante, com formação ao nível da UEFA na Federação Suiça de Futebol, onde a formação de jovens guarda-redes é levada muito a sério. Apesar de me sentir actualizado, gostaria de acompanhar eventuais acções de formação que decorram no nosso país, ficando muito grato se me puderem informar delas atempadamente.

      fabio silva disse:
      Junho 13, 2009 às 5:04 pm

      sou de lisboa e queria saber se vcs treinan guarda redes
      e quantos vc cobran ja tenho bastante esperiençia me responde por favor..

    rui ferreira disse:
    Agosto 31, 2007 às 12:34 pm

    Fui praticante da modalidade durante varios e neste momento sou treinador de guarda redes de escolinhas e gostaria de ter mais informaçao sobre treino especifico de guarda redes ogrigado

    rui ferreira disse:
    Agosto 31, 2007 às 12:35 pm

    Fui praticante da modalidade durante varios e neste momento sou treinador de guarda redes de escolinhas e gostaria de ter mais informaçao sobre treino especifico de guarda redes obrigado

    augusto patronilho disse:
    Setembro 1, 2007 às 12:03 pm

    bla,bla,bla…mas o certo é k a divulgaÇao foi praticamente nula…a data passou e só pok á dias m liguei á net é k soube mas nem todos teem computador.um aspecto a rectificar numa proxima.tdos pedem mais informaçao sobre treino especifico.conversa…visto todos term sido guarda redes tao aptos falta o bocadinho danone ou seja a vertente psicologica.saibam trabalhar a cabecinha do “guarda pitos” e ele só ker é defender…deiam-lhe coças e ele so defende com os olhos.mas isto sou eu a comentar,que nao “percebo nada disto”…

    Picasso do Futebol disse:
    Setembro 9, 2007 às 3:38 pm

    é uma alegria mais cromos a aki
    metam-s na vossa vida deixem de inventar
    kem ñ sabe é como kem ñ ve
    os treinadeiros k vocs conhecem é k fazem do terino do guarda-redes uma cosia espeficia
    keres ver k agora também ha o treino especifico do avançado e o treino especifico do medio centro e depois se metem o Cristano Ronaldo a ponta de lança dizem k ñ tem capacidades lololol isto so visto e ouvido por gente burra k nem voces
    kuando inventarem uma makina de lançar bolas como no ténis o guarda-redes deixa de ter treinador voces ñ sabem prospectivar tou a ver

    Picasso do Futebol disse:
    Setembro 9, 2007 às 3:40 pm

    kerem receitas de culinaria p guarda-redes? em portugal so existe um parto k é o frango

    silva disse:
    Setembro 13, 2007 às 2:46 pm

    sou treinador de guarda redes de todos os escaloes de formacao de um clube margem sul estou desponivel para ajudar

      fabio silva disse:
      Junho 13, 2009 às 5:10 pm

      ola queria saber quanto vc cobran para me treinar de guarda redes ja tenho esperiençia mas quero mais umas aulas me responde por favor ok

      Paulo Jesus disse:
      Outubro 5, 2010 às 2:23 pm

      Por acaso sou treinador de Juvenis e não tenho treinador de guarda redes se quizer ajudar .

      Marisa Fernandes disse:
      Fevereiro 17, 2013 às 6:25 pm

      Boa Tarde,
      Após muito tempo afastada, voltei a tomar conta de uma baliza de futsal, estou um bocado enferrujada e gostaria de aperfeiçoar a técnica. Gostaria de saber se há a possibilidade de uns treinos. Cumprimentos Marisa

    António Sousa disse:
    Outubro 28, 2007 às 2:03 pm

    Fui praticante da modalidade durante varios anos e neste momento sou treinador de guarda redes de escolinhas e tenho em vista uma proposta para ir trabalhar para um clube da 3ª divisão nacional como treinador de guarda-redes. Gostaria de ter mais informaçao sobre treino especifico de guarda redes para poder desempenhar um trabalho competente.

    Desde mais agradeço a atenção prestada e aguardo informações

    Com os melhores cumprimentos, António Sousa

    salmenio marcelo da rocha disse:
    Dezembro 2, 2007 às 10:57 pm

    nao fui guarda redes, mas tenho muita curiosidade no treino do mesmo, tenho alguns livros de treino de guarda redes mas em espanhol, gostaria de mais detalhes sobre treino especifico, inclusive alongamentos.

    Antonio Manuel disse:
    Dezembro 10, 2007 às 12:01 am

    Fui guarda-redes vários anos numa equipa alemã e agora estou a ajudar a equipa local com algumas da minha experiencia na base da defesa dos postes.

    Keeper disse:
    Dezembro 10, 2007 às 10:58 pm

    Picasso do Futebol, o único cromo aqui és tu, andas mesmo a leste.
    É claro que existe treino específico para guarda redes, mas não vale a pena continuar porque se o teu português estiver à altura do teu conhecimento sobre futebol, então está tudo dito.

    Luis Esteves disse:
    Dezembro 12, 2007 às 1:39 pm

    Tenho lido atentamente tudo que tem sido dito sobre o Guarda-redes, neste forum.
    Sem dúvida alguma que se um treinador de futebol quiser ter sucesso numa equipa, terá que se fazer acompanhar de um bom treinador de Guarda-redes e na formação da sua equipa terá que dar primodial importância à escolha do jogador mais influente na equipa (Guarda-redes).
    Sou treinador de Guarda-redes há apenas 6 anos, mas tenho uma vida ligada ao treino do guarda-redes, inicialmente como praticante e posteriormente em trabalhos e estudos cientificos realizados ao Guarda-redes de futebol. Até à pouco tempo foi publicado por um jornal nacional, como eu sendo o único Português com Mestrado em Alto rendimento, virado para o treino do Guarda-redes, estudo esse de análise a todos os guarda-redes da primeira liga em 2003/2004. Tenho participado em alguns congressos e Acções na expectativa de poder ajudar quem necessita a melhorar o seu treino. Neste momento, e após ter estado ao 4 anos em Portugal a treinar uma grande equipa portuguesa, estou a treinar no estrangeiro, mas, se alguém necessitar de ajuda ou documentação para melhorar o treino dos vossos guarda-redes, estarei disponivel.

      joaquim carvalho disse:
      Setembro 8, 2009 às 8:33 pm

      Ola Luis tudo bem eu gostava de ter ter mais uns topicos pra treinar jovens inf.juven e juniores se houver alguma coisa que mande por mail o clube nessita de ajuda nao tem dinheiro pra pagar a um treinador eu ja fui guarda redes tenho 39 anos obrigado fico a espera resposta sim ou nao um abraco e tudo a correr bem e o que desejo

    MANUEL NEVES disse:
    Janeiro 6, 2008 às 2:36 am

    TAMBEM SOU TREINADOR DE GR TENHO FORMAÇÃO PARA TREINOS ESPECIFICOS DE FORMAÇÃO E SENIOR . EM PORTUGAL É DIFICIL DE ACREDITAR QUE AS COISAS ESTEJAM DA MANEIRA QUE ESTÃO EM RELAÇÃO AOS TREINOS DE GR. .POIS NA MINHA MANEIRA DE PENSAR TEM QUE HAVER UM ACOMPANHAMENTO AO GR DE 2ª FEIRA ATE AO COMEÇO DO JOGO PELO TR DE GR .ENQUANTO EU FUI VER 1 TREINO DE GR.DE UMA EQUIPA QUE ESTA NA 1º LIGA E TEM NA FORMAÇÃO DE GR 1 TREINADOR PARA 24 GRS VOU REPETIR 24 GRS COMO É POSSIVEL UMA COISA DESTAS DEPOIS VAI-SE VUSCAR GR AO MERCADO ESTRANJEIRO

      Marisa Fernandes disse:
      Fevereiro 17, 2013 às 6:29 pm

      Gostaria de saber se está disponivel ou se conhece alguma escola para seniores femininas. É q começei agora e gostaria de aperfeiçoar a minha técnica de GR.

    LUIS SILVA disse:
    Janeiro 7, 2008 às 9:30 pm

    FUI GR DURANTE MUITOS ANOS E DEIXEI DE JOGAR HA CERCA DE 2 ANOS-ENTREI ENTAO NUM NOVO PROJECTO DE TREINADOR DE GR NUMA EQUIPA SENIOR….MAS COM A MISSAO DE VER NOVOS TALENTOS…..MUITA EXPERIENCIA NA PRATICA DO MESMO—TROCOS CONHECIMENTOS–BOA SORTE A TODOS

    MANUEL NEVES disse:
    Janeiro 7, 2008 às 11:38 pm

    LUIS SILVA QUE ZONA DO PAIS ES?PARA MIM O TREINO DE GR BASEIA-SE NO METODO DE CADA UM DE NOS ,TEMOS QUE ACREDITAR E FAZER ACREDITAR AOS GR QUE O NOSSO METODO É O MELHOR E TRABALHAR MUITO BEM PSICOLOGICAMENTE OS NSSOS GR E JUSTIFICAR TODOS EXERCICIOS QUE TREINAMOS

    LUIS SILVA disse:
    Janeiro 8, 2008 às 2:15 pm

    SOU DA ZONA CENTRO….SIM OK E ISSO MESMO QUE FAÇO POIS NAO TENHO EXPERIENCIA A NIVEL TEORICO MAS A NIVEL PRATICO TENHO MUITA E E NISSO QUE ME BASEIO….POIS O GR E O ULTIMO A DESISTIR…..ABRAÇO-TENHO 31ANOS-E TU ES DE ONDE NEVES…

    MANUEL NEVES disse:
    Janeiro 8, 2008 às 10:39 pm

    SOU DA ZONA DO PORTO EU TIVE A SORTE DE PARTICIPAR NUMA FORMAÇÃO DE TREINADORES DE GR CONDUZIDA PELO HUGO OLIVEIRA NO QUAL TIREI MUITAS VANTAGENS NA RELAÇÃO GR TREINADOR E PSICOLOGICO.POIS EU ASSEMILEI MUITO BEM AS IDEIAS DO HGO .

    MANUEL NEVES disse:
    Janeiro 9, 2008 às 11:12 pm

    BOA NOITE LUIS ESTEVES EU PRECISAVA DE DADOS CIENTIFICOS SOBRE OS ATAQUES DOS ADVERSARIOS QUAIS AS ZONAS MAIS FREQUENTES DOS ATAQUES TONEVES1@HOTMAIL.COM

    MANUEL NEVES disse:
    Janeiro 12, 2008 às 12:01 pm

    se algum treinador principal nessecitar de ajuda para treinar gr estou desponivel as terca e quitas

    nuno almeida disse:
    Janeiro 16, 2008 às 9:19 pm

    gostava de perguntar ao srº luis esteves se existe em portugal algum curso de treinador de GR reconhecido, ou então se tem conhecimento de algum no estrangeiro? se souber peço o favor de me fornecer os contactos. Sou licenciado em educação física e desposto e gostaria de investir a minha vida profissional no treino de gr e estaria desposto a frequentar um curso creditado em portugal ou no estrangeiro. se alguém tiver comhecimento de algum agradecia que me fornecessem o contacto. Obrigado

    fernando pando disse:
    Janeiro 18, 2008 às 9:37 am

    tenho um filho que joga na posição de guarda redes, mas infelizmente não tem no clube treinador de guarda redes. Gostaria de o puder ajudar, procurando uma escola ou algum livro sobre o métodos de treinos de guarda redes

    MANUEL NEVES disse:
    Janeiro 18, 2008 às 9:04 pm

    SR FERNANDO PANDO DE QUE ZONA DO PAIS SE ENCONTRA.QUAL É A IDADE DO SEU FILHO .PORQUE NOS TREINADORES DE GR TEMOS QUE APROVEITAR OS MIUDOS QUE DESEJAM SER GR ,PORQUE OS MIUDOS HOJE EM DIA TODOS QUEREM SER “RONALDOS” E EXISTE UMA FALTA MUITO GRANDE DE GUARDA REDES

    FERNANDO BRANCO disse:
    Janeiro 21, 2008 às 10:48 am

    treino as guarda redes de uma equipe feminina de futsal, tenho experiencia como praticante durante muitos anos de futebol , acredito que estou desactualizado em relação ás novas tecnicas (se as há? ) e ás formas de treino para futsal, se alguem souber de cursos para treinadores de guarda redes de futsal imformem-me que eu agradeço

    Ricardo disse:
    Fevereiro 3, 2008 às 3:25 pm

    Boas.
    Eu tambem sou treinador de jovens guarda-redes, neste caso desde sub7 até sub11, e apesar de ter tido a minha formação inicial com o professor paulo leitão (ex prelector dos cursos de treinadores da afl e professor universitário da opção de futebol em treino desportivo), com o qual aprendi bastante, gostaria de continuar a evoluir como treinador, visto que a formação continua é essencial.
    Abraço a todos.

    Luis Vicente disse:
    Fevereiro 6, 2008 às 3:28 pm

    Boa tarde.
    O meu filho é guarda-redes (Escolas), no entanto tenho procurado informação sobre treinos, isto porque ele necessita de um treino diferente daquele que é exigido para toda a equipa.
    Eu próprio tenho procurado videos e livros sobre o treino de guarda, e mesmo se possível gostaria de tirar um curso não só para ajudar o meu filho como também para ajudar a equipa.
    Assim solicito toda a informação disponível.
    Obrigado pela atenção,
    Luis Vicente

    AUGUSTO PATRONILHO disse:
    Fevereiro 22, 2008 às 10:41 pm

    gostei da sua resposta sr. manuel neves a de 7/1,finalmente alguém está de acordo comigo… o factor psicológico.até porke raramente se “faz” um guarda-redes,já se nasce para isso…e quando se ker fazer um á força geralmente deixa de ser guarda-redes e passa a ser “o que vai para a baliza”mas lá está isso sou eu falar que nao percebo nada disto…mas é claro que tem as restantes componentes do treino, este já na vertente fisica em que a meu ver vem em primeiro lugar resistência/força e depois os reflexos. com estes 2 factores aliados ao factor mae(psicológico)um guarda-redes fica com todas as condiçoes para singrar,assim saiba o treinador de guarda-redes juntar todos estes detalhes…e falem,falem muito com os vossos guarda-redes,mas falem DE GUARDA-REDES….

    MANUEL NEVES disse:
    Fevereiro 25, 2008 às 10:57 pm

    SRºAUGUSTO EM 1º LUGAR QUERO AGREDECER A SUA OPENIÃO . QUANDO FUI PARA O CLUB QUE ESTOU HOJE A TRABALHAR O EX: TREINADOR EM CONVERSA DISSE TÃO MAL DOS GR QUE ATE A MIN ASSUSTOU A VERDADE E QUE HOJE OS DIRECTORES OS ASSOCIADOS SO DIZEM TÃO DOS GR E MAIS NOS ULTIMOS JOGOS O MELHOR E GR . E TUDO PORQUE TRABALHO PSICOLOGICO E TREINAR COM ALEGRIA (GERIR MUITO BEM OS GR)

    MJ Azevedo disse:
    Março 1, 2008 às 2:40 pm

    Boa tarde, depois de pesquisar na net por alguma informação sobre treino de GR encontrei este “tópico”… Sendo ainda guarda redes mas perto do final da carreira gostaria de melhorar os meus conhecimentos para depois tentar transmitir a quem precise, para isso pedia informação sobre o treino de baliza,seja ele qual for, livros dvds, tutoriais, enfim… queo saber mais aprender.
    Sou açoreano e como tal tenho mais dificuldade em ter alguem que me ajude a evoluir,…
    Desde já agradeço a vossa atenção.
    MJ Azevedo

    Miguel GDF disse:
    Abril 6, 2008 às 3:09 pm

    sou guarda-redes tenho 16 anos estou no ultimo ano de juvenil fiquei sem o meu treinador a meio da época e gostava que alguém que perceba de treinos me de algumas indicações para eu poder treinar mais o meu companheiro de baliza tenho feito uma época regular a um nível bom mas quero melhor e treinar as ferias de verão todas porque para o ano sou júnior primeiro ano e é complicado m afirmar logo numa equipa de júniores.

    pedia a quem m pode-se ajudar moxtrando m exercicios ou assim coisas do genero m responde-se

    Abel Mota disse:
    Abril 17, 2008 às 8:47 pm

    Boa noite

    Gostaria de obter informações sobre a existência de curso para treinadores de guarda redes ou onde me devo dirigir para saber da realização dos mesmos. Também se existe algum material didáctico relativo ao mesmo e onde posso adquirir.

    Grato pela atenção.
    Cumprimentos
    Abel Mota

    Duarte Bento disse:
    Maio 18, 2008 às 1:21 am

    Sr Luis esteves gostaria de saber se poderiamos trocar informação. O meu e-mail é duartebento1@hotmail.com .Abraço

    MANUEL NEVES disse:
    Junho 10, 2008 às 10:57 am

    MIGUEL QUAL E O TEU CLUB

    Miguel GDF disse:
    Junho 11, 2008 às 11:56 pm

    é uma equipa da segunda distrital da afbraga.chama-se grupo desportivo de frossos..podes-me ajudar em alguma coisa? manuel neves?

    Miguel GDF disse:
    Junho 11, 2008 às 11:58 pm

    manuel se poderes ajudar manda alguma cena para : miguel_silva_91@hotmail.com

    MANUEL NEVES disse:
    Agosto 12, 2008 às 11:08 pm

    MIGUEL DESCULPA DEMORAR A RESPONDER MAS QUANDO PODERES ENTRA EM CONTACTO toneves1@hotmail.com

    MANUEL AIRES disse:
    Setembro 23, 2008 às 8:39 pm

    DESEJO TIRAR CORSOS DE GUARDA REDES….EX GUARDA REDES DO ESPOSENDE,,POR MOTIVOS DE LESAO ABANDONEI A CARRREIRA ESTE ANO.ABRACOS

    MANUEL AIRES disse:
    Setembro 23, 2008 às 8:43 pm

    HUGO OLIVEIRA VI ALGUNS TREINOS NO GIL VICENTE E GOSTEI IMENSO,GOSTAVA DE APREENDE MUITO CONTIGO,TIRAS TE O CURSO NA ESCOCIA.ABRACOS

    Rafa disse:
    Outubro 13, 2008 às 11:02 am

    Boas,
    tenho 13 anos e sou guarda redes desde as escolas, neste momento estou a jogar nos iniciados na divisao Honra, mas estou com alguns problemas em adaptar-me ao futebol 11 uma vez que venho do futebol infantis 7. Outra coisa que me desilude é a maneira como os treinos de guarda redes são desvalorizados,não se dá o devido valor aos guarda redes e ao seu treino especifico.Penso que tenho jeito e envergadura fisica(1.80m),mas assim sem treinar e aprender é dificil chegar mais longe.
    Se alguem tiver algum comentario a fazer é bem vindo.

    Gonçalo Pestana disse:
    Outubro 25, 2008 às 6:03 pm

    Ola eu sou treinador dos guarda redes do meu clube la da terra e gostaria de saber se alguem me indica um site, onde eu ir buscar ideias para os treinos e aquecimentos antes dos jogos e nos treinos.

    Obrigado

    Paulo Carvalho disse:
    Novembro 7, 2008 às 10:47 am

    Gostaria de ser informado sobre tudo o que possa existir sobre o treino de guarda-redes.

    Desde mais agradeço a atenção prestada e aguardo informações

    MANUEL NEVES disse:
    Novembro 10, 2008 às 8:38 pm

    O AQUECIMENTO DE GR TEM QUE TER A BASE DO NOSSO MODELO DE GR TEMOS QUE FAZER EXERCICIOS COM BASE NAQUILO QUE ACREDITAMOS . O MEU GR SABE OS EXERCICIOS QUASE DECOR SO ALTERAM CONFORME OS PISOS E AS CONDICOES ATMOSFERICAS, POR ISSO TEMOS QUE PUXAR PELA IMAGINAÇAO.E O QUE FACO DURANTE A SEMANA FACO NOS JOGOS (AQUECIMENTO)

    Ricardo Pinheiro disse:
    Novembro 18, 2008 às 3:00 pm

    Boa tarde,

    Gostaria de ser informado de como poderei iniciar a minha formação como treinador de Guarda-Redes.
    Até ao momento tenho apenas 15 anos como praticante, contudo, gostaria de ir mais além quer a nível de conhecimento práctico pois apesar da minha experiencia como jogador profissional julgo que estamos sempre aprender quer como conhecimento teórico de forma a que num futuro próximo possa trabalhar nesta área de uma forma profissional e competente .

    Muito Obrigado,
    Com os melhores Cumprimentos,

    Ricardo Pinheiro
    Porto

    Dário disse:
    Novembro 22, 2008 às 2:12 pm

    Boas, jogo futsal há 6 anos e nem sempre tive acompanhamento de treinador moderno, virado para a modalidade! Digamos que grande parte dos possíveis bons guarda-redes que à partida tenham qualidades para o vir a ser são ‘estragados’ logo à nascença pois apanham antigas glórias do Futebol que vêm para o Futsal aplicar os mesmos esquemas de treino que lhes eram aplicados no Futebol 11! Tenho 19 anos, consegui atingir a selecção distrital, vice campeã nacional sub-19 e já treino escalões inferiores e o que lhes ensino é tudo à base de saídas baixas e defesas baixas! Há que não ter medo em dar o corpo à bola e puxar ao máximo pela agilidade e flexibilidade dos guardiões! E acima de tudo um guarda-redes deve ser inteligente :) Um abraço

    David Mesquita disse:
    Novembro 29, 2008 às 12:14 pm

    Eu sou Guarda-redes de 16 anos estou agora a fazer a minha ultima época como Juvenil e gostava de saber dicas, treinos, tutorias, dvd’s etc, para tornar-me um exelente guarda-redes, já fui chamado ao Benfica há 3 anos mas ainda era pequeno na altura não fiquei, agora tou nos Olivais Sul, onde estou a fazer a minha formação inteira, mas como já enunciei, quero dar o salto e ir para um clube da Liga Vitalis ou Sagres, nas camadas jovens, para ter visibilidade no futuro, pois para o ano sou Junior e vai ser dificil afirmar-me, o meu pai sempre me disse para ir com calma, a trabalhar todos os dias, mas a verdade é que quero muito dar o salto grande treino todos os dias que possível até os fins de semana com o meu Pai, tenho visto todos os dias no youtube, os videos de todos os guarda-redes para melhorar, se a alguém que possa ajudar a melhorar a fazer testes estaria muito agradecido.

    Os melhores Cumprimentos,
    David Mesquita
    David_5_lover@hotmail.com

    Diogo disse:
    Dezembro 20, 2008 às 7:49 pm

    Iniciei o treino de Guarda-redes á pouco tempo , numa esquipa de escolas… gostaria de saber se ha algum curso de treinador de redes.

    EU PRECISAVA DE DADOS CIENTIFICOS SOBRE OS ATAQUES DOS ADVERSARIOS QUAIS AS ZONAS MAIS FREQUENTES DOS ATAQUES.

    Diogo.santos.tomas@gmail.com

    Cumprimentos

    dudo disse:
    Janeiro 5, 2009 às 2:34 pm

    boa tarde.
    gostaria de recolher alguma informaçao via videos ou livros para o treino de guarda redes d futebol, s alguem tiver material disponivel é favor deixar aqui algum comentario.
    obrigado

    carlos manuel disse:
    Janeiro 20, 2009 às 3:39 pm

    boas tardes, sou treinador prinçipal e treino tambem guarda redes de futsal femenino e gostaria que alguem me desse alguma dicas de como treinar ou novos exerciçios para poder melhorar as suas capaçidades. muito obrigado

    orlando disse:
    Fevereiro 13, 2009 às 11:32 am

    sou guarda redes 17 anos mas quero saber mais nao da para me mandarem um relatoriu sobre o que devo e treinar nos treinos?

    agradecia…

    marco silva disse:
    Fevereiro 17, 2009 às 4:58 pm

    oi malta.
    Desconhecia por completo este blog e pelo que vi esta muito bem conseguido.
    O que uma pesquisa no ggogle nos dá a conhecer… muitos parabens plo blog.
    Sou guarda redes de uma equipa de seniores da terra- CCDCaxarias-(A.F. Santarem.)agora à coisa de um mesito talvez nem tanto convidaram me para ajudar a preparar a equipa de iniciados desta mesma clube, mais precisamente os guarda redes, e deparei-me com uma situação que e muito mais simples estar no lugar dos miudos ou seja estar a trabalhar em vez de “mandar”. é que quando estamos nos treinos à quem nos oriente, e quando somos nos os orientadores, eu falo por mim, tenho algumas brancas ou seja nao consigo fazer um planeamento de treino de modo a que os miudos trabalhem bem e se divertam, que a meu ver acho que é a melhor maneira de trabalhar com miudos destas idades, foi assim que fizeram comigo e na brincadeira aprendi muito.
    e agora ando a procurar exercicios para judar os jovens. se alguem me poder ajudar, agradecia.
    alguma ajuda enviem para marcchoco@hotmail.com

    Duarte disse:
    Fevereiro 21, 2009 às 7:36 pm

    Olá, sou guarda-redes no C.S.Marítimo.
    Tenho treinos de G.R. especialmente às terças e quintas. No Marítimo temos grandes técnicos a ensinar-nos a defender melhor. Além de serem treinadores tambem tem uma vasta experiência como guarda-redes.
    Gostava se alguém soubesse algum livro de sobre guarda-redes que dissesse-me, o meu e-mail é Duarte_betto@hotmail.com

    AUGUSTO PATRONILHO disse:
    Fevereiro 24, 2009 às 6:00 pm

    Boas tardes amigos. ja cá nao vinha á algum tempo e lendo agora a pagina reparei que á vários colegas que fazem a mesma pergunta “qual em estatisticas a zona da grande área em que há mais ataques ” é mais ou menos esta a pergunta,certo?fazem-na porque pensam que vos pode ajudar na preparaçao dos vossos guarda redes,nada mais falsa essa ideia aqui vai exemplo”foram lá uma vez e marcaram…” o correcto para essa vossa preocupaçao é simples é ensinar aos guarda redes como saber estar NA LINHA DA BOLA…e enquadrado com a baliza.aprendendo e treinando isso verao como a baliza ficará um pouco mais pequena no ponto de vista dos avançados,claro.
    espero ter ajudado
    abraço
    augusto PATRONILHO
    casagrande23@hotmail.com

    Duarte disse:
    Março 4, 2009 às 7:44 pm

    Concordo plenamente com o senhor Augusto Patronilho. Se um guarda-redes sober-se colocar na linha da bola terá todos os ângulos tapados. Sobre isso e bom ter cuidado com as bolas rasteiros e no ângulo mais perto porque pensamos que tá tapado mas não e preciso defender.

    Duarte_betto@hotmail.com

    AUGUSTO PATRONILHO disse:
    Março 5, 2009 às 2:04 pm

    Boa tarde.
    tem razao o sr.Duarte quando fala em ter cuidado com as bolas rasteiras mas facilmente corrigido basta a indispensavel concentraçao e de so reagir ao bater da bola para assim poder colocar o pé de apoio aquando do “saltinho” do lado do poste para poder ir á bola com rapidez.
    mais uma vez espero ter contribuido para este tema

    abraço
    augusto patronilho

    casagrande23@hotmail.com

    Mario Codinha disse:
    Março 29, 2009 às 10:21 pm

    Ola Amigos fui guarda redes no passado , agora vivo UK e fui convidado para ajudar nos treinos do guarda redes e por isso gostaria de saber se sabem de alguns livros ou cds de treinos de guarda redes aguardo uma resposta .
    mariocodinha@hotmail.com

    André Silva disse:
    Abril 2, 2009 às 6:29 am

    hey pessoal. tenho 15 anos, sempre joguei a médio centro (fut 11), mas esta época decidi juntar-me a uma equipa de futsal (Bicesse), gostei da experiência mas nao é a mesma coisa comparado com o fut 11. E ultimamente tenho reparado que o desenvolvimento dos guarda redes principalmente portugueses (eduardo do sc braga, beto do leixoes, etc)tem sido uma constante. este facto levou a seduzir-me por esta posição e tenho vontade de saber mais sobre ela. penso que tenho todos os requisitos necessários como a altura (1.83m), agilidade q.b, boa leitura de jogo, etc. gostava de me informar com o pessoal que percebe do assunto se a minha idade nao é uma idade demasiado avançada para começar a jogar agora numa posição nova, smpre pensei que guarda redes necessitava de um acompanhamento desde escolas e requeria uma formação paralela ao resto da equipa. alguém me pode dar dicas se devo embarcar nesta nova experiência ?

    hgo disse:
    Abril 6, 2009 às 8:54 pm

    aproveito para informar que a empresa altorendimento e o tecnico GR Hugo Oliveira organizam em junho cursos praticos sobre treino gr de futebol. accoes unicas em portugal.mais info brevemente…

    Duarte disse:
    Abril 12, 2009 às 1:10 pm

    Olha André eu sou guarda-redes no C.S. Maritimo na Madeira. Eu penso que devias tentar como és grande para a tua idade tens uma vantagem sobre os guarda-redes da tua idade… Mas tambem para teres essa vantagem tens que saber sair-te aos cruzamento… Se tens agilidade como dizes, experimenta se tiveres jeito continua :D
    Comprimentos

    MANUEL NEVES disse:
    Abril 24, 2009 às 8:10 pm

    ja nao vinha aqui a alguns meses a vida as vezes nao nos permite .
    tem aqui pessoas novas mas com muita paixao, ja agora hgo a formação que vai haver no altorendimento vai ser baseado no do ultimo ano ? pois se for pessoal nao faltem porque é muitissiiiiiiiiiiiimo intersante pois eu vou ver se nao falto

      hgo disse:
      Abril 28, 2009 às 8:20 pm

      este ano é com vertente pratica todos os dias e com temas especificos para cada dia…espero a presença.

    DIDI disse:
    Maio 6, 2009 às 11:03 pm

    VIVO EM FRANCA E JOGO NO CLUBE AKI DA TERRA E O MEU SONHO SER REDES PROFISSIONAL E LUTO POR ISSO TODOS OS TREINOS E JOGOS POR ISSO GOSTAVA MUITO K ME MANDASSEM OU DISSESEM COMO IR VER E BUSCAR VIDEOS COM TREINOS ESPECIFICOS PARA DESENVOLVER MAIS AS MINHAS CAPACICADES COMO RERDES…
    AGRADECO MUITO A KEM DEIXAR AKI O COMENTARIO COM ALGUM SITE PARA GUARDA RERDES………..
    MUITO OBRIGADO CUMPRIMENTOS………………………………………..

    redes disse:
    Junho 17, 2009 às 6:36 pm

    Boa tarde!

    É com muito prazer que vejo este tipo de informações no site, pois também sou da opinião de que se pode e deve fazer muito mais por este posto específico, que em Portugal até há bem pouco tempo, não tinha direito a treino específico ao nível das camadas jovens, algo que começa a ver-se com cada vez mais frequência! Parabéns aos autores deste espaço e gostaria de deixar aqui uma opinião pessoal, dos melhores treinadores de guarda-redes que passam pelo Silvino que como sabemos os últimos guarda redes que treinou foram os melhores da Europa (Vitor Baía e posteriormente o guarda redes do Chelsea) e Vital, guarda redes do Sp. Clube de Braga que tem desenvolvido um excelente trabalho, uma vez que todos os redes que treinou até foram chamados à selecção nacional (Quim, Paulo Santos e agora Eduardo, que digam o que disserem tem 24 anos e imenso potencial não só fisico, mas tecnico, tactico e cada vez mais psíquico, caracteristica que cada vez mais é pertinente enfatizar)!

    Os meus parabens mais uma vez

    Hugo redes disse:
    Junho 17, 2009 às 6:40 pm

    Boa tarde!

    É com muito prazer que vejo este tipo de informações no site, pois também sou da opinião de que se pode e deve fazer muito mais por este posto específico, que em Portugal até há bem pouco tempo, não tinha direito a treino específico ao nível das camadas jovens, algo que começa a ver-se com cada vez mais frequência! Parabéns aos autores deste espaço e gostaria de deixar aqui uma opinião pessoal, dos melhores treinadores de guarda-redes que passam pelo Silvino que como sabemos os últimos guarda redes que treinou foram os melhores da Europa (Vitor Baía e posteriormente o guarda redes do Chelsea) e Vital, guarda redes do Sp. Clube de Braga que tem desenvolvido um excelente trabalho, uma vez que todos os redes que treinou até foram chamados à selecção nacional (Quim, Paulo Santos e agora Eduardo, que digam o que disserem tem 24 anos e imenso potencial não só fisico, mas tecnico, tactico e cada vez mais psíquico, caracteristica que cada vez mais é pertinente enfatizar)!

    Os meus parabens mais uma vez

    Mauricio Arrais disse:
    Junho 22, 2009 às 10:11 pm

    Os treinadores que estão a dirigir escolas,de guarda redes,salvo melhor opinião devem ler com atenção o livro APONTAMENTOS TÈCNICOS DE FUTEBOL,de minha autoria.O livro é escrito dentro do campo de futebol com desenhos á escala.Diz o que é um ângulo de remate!Quantos graus mede um ângulo de remate de penalty.Qual a posição do guarda redes na baliza,no momento dum remate.O que é a bissectriz dum ângulo de remate.Num penalty com a bola á velocidade de 90km/h gasta 0,44 de segundo.Num livre de canto a bola á mesma velocidade demora um segundo.Como se devem formar as barreiras,para o guarda redes ver o inicio da trajectória da bola.São alguns pormenores técnicos desconhecidos de todos os selecionadores,treinadores,jogadores,desde os principios do futebol no Mundo.Ver bloguejá mencionado.As Academias de futebol,Institutos de Futebol,as escolas de futebol,por todo o Portugal,treinam como antigamente,cada um ensina o que lhe parece ser o correcto.As escolas precisam de livros técnicospara cada aluno.Cumprimentos. Mauricio Arrais.Rua:S.Jõao n.26 Èvora.

    Filipe Oliveira disse:
    Junho 30, 2009 às 12:49 pm

    Boa tarde…

    sou guarda-redes tenho 16 anos vou para o ultimo ano de juvenil, jogava na equipa de juniores onde era titular no final da epoca fui chamado para os seniores do meu clube…
    so que como sou jovem e os outros gr sao bons tenho medo de nao jogar e de nao evoluir tanto.

    pedia a quem me pode-se ajudar mostrando-me exercicios ou assim, coisas do genero que me responde-se… filipe_oliveira_fcp@hotmail.com

    obrigado desde já

    Luis Ribeiro disse:
    Julho 13, 2009 às 6:56 pm

    Olá boa tarde…

    Eu fui guarda redes durantes muitos anos, dos escalões mais baixos na altura (infantis) até aos séniors, mas actualmente ja não pratico a alguns anos. Esta msg e devido a um convite que me foi dirigido para treinar os guarda redes de uma equipa infantil, e gostaria de saber se me podiam ajudar, visto esta modalidade e os tipos de treinos estarem constantemente a evoluir e sendo este um escalão base, gostaria de estar mais informado possivel. Obg

    Tiago Carvalho disse:
    Julho 20, 2009 às 4:16 pm

    Boa tarde

    Sou GR desde os meus 11 anos, agora vou subir a senior e gostava se alguem me podia indicar alguns exercicios que podesse fazer para conseguir sempre aumentar o meu rendimento para esta nova etapa se fosse possivel. desde já obrigado

    Fica o meu mail: tiagopcarvalho@sapo.pt

    Jose Costa disse:
    Setembro 8, 2009 às 2:58 pm

    Boa Tarde;
    Sou pai de um miúdo de 13 anos que o sonho dele é ser um bom guarda redes, pois por ver tanta determinação decidi ajudar pois tenho lhe dado treino para guarda redes, mas sou sincero tenho muito que aprender.
    Mas apesar de tudo temos tido algum hesito. Pois a equipa onde ele joga subiu ao nacional de juniores c .
    Pois o meu grande objectivo com este comentário seria se alguém estaria interessado em me ajudar a concretizar um sonho de um miúdo de 13 anos que me tem dado algumas lições de forca de vontade. Pois sou da zona de Viseu e muito longe do sitio onde tudo se passa.
    E já agora para as pessoas que descobrem talentos gostava que de vez em quando vissem estes miúdos que sem treino já são bons vejam o que poderiam ser se tivessem treino.

    Jose Costa disse:
    Setembro 8, 2009 às 3:01 pm

    Só para deixar meu contacto
    josecosta.seguros@gmail.com

    DUARTE ROSARIO disse:
    Setembro 24, 2009 às 8:44 am

    fui grd redes durante 15 anos, este ano decedi abandonar e quero começar uma carreira como treinador de grd redes, queria tirar um curso sobre o treino de baliza, tenho mtos conheçimentos sobre o treino mas quero aprnder mais, gostava k quando tive-se formação para me dizer algo.

    Telmo Abreu Silva disse:
    Outubro 30, 2009 às 12:02 am

    Eu e um colega colega, também treinador com experiência no treino de guarda-redes, temos um blog sobre treino de guarda-redes o qual é actualizado todas as semanas com novas matérias ou notícias.

    http://treino-guarda-redes.blogpot.com

    Cumprimentos

    Telmo Abreu Silva disse:
    Outubro 30, 2009 às 12:05 am

    |ERRATA|

    O link anterior está errado, o correcto é o seguinte:

    http://treino-guarda-redes.blogspot.com

    Cumprimentos

    TelmaSarilho disse:
    Novembro 1, 2009 às 3:24 pm

    Olá
    Sou massagista/fisioterapeuta de uma equipa sénior de futsal, a equipa não tem verbas nenhumas, estamos todos por amor á camisola, mesmo assim, temos bons jogadores, incluíndo os redes. Como a minha área é paralela, tento prevenir as lesões, e estou a pensar dar uma ajuda com os GR, sendo assim, e sendo realista, não percebo nada da matéria, gostaria que alguém me podesse ajudar, agradecia que me respondessem por email.

    Email: telma.fisioterapia@hotmail.com

    Um muito obrigada a todos, parabéns pelo excelente trabalho.

    TelmaSarilho

    Mauticio Arrais disse:
    Novembro 28, 2009 às 4:59 pm

    Li com atenção que o que todos pretendem é um técnico de guarda redes.Em Portugal ultimamente não tem aparecido bons guarda redes.Eu explico.Como os senhores treinadores não tem conhecimentos técnicos,é evidente que não são bons,andam a enganar os jovens por todo o Portugal.Os candidatos a treinadores leiam primeiro o livro APONTAMENTOS TÈCNICOS DE FUTEBOL,de minha autoria,e depois comecem a trabalhar.È um manual técnico,para selecionadores,treinadores,jogadores,locutores,comentadores desportivos,dirigentes,Universidades,escolas de futebol,Academias de futebol,etc.No dia 22 de junho de 2009,eu já dei a resposta aos que precisam de aprender.Ensinar até morrer!Sou autor,editor e vendedor.Mauricio Ventura da Luz Arrais,Rua:S.João n:26 Èvora.O preço é apenas de 6 euros devido á crise.E força treinadores,precisamos de guarda redes,até na seleção,para o Mundial.Ás vossas ordens.Mauricio Arrais.Evora.

    Paulo Dias disse:
    Janeiro 1, 2010 às 11:52 pm

    Boa Noite a todos

    Chamo-me Paulo e tenho 17 anos e há já algum tempo que quero entrar num clube. Eu vivo em Almada, na margem Sul, e gostaria de saber se há algum clube interessado, eu não tenho experiência anterior em qualquer clube, mas tenho boas aptidões físicas (1.84 m, 70 Kl, boa elasticidade e bons relfexos…) e tenho boas capacidades psicológicas (concentração, espírito de equipa…). Desde criança que jogo na posição de guarda-redes, posição que eu adoro, mas pelo facto de não ter experiência de clubes, apenas ter aquela que adquiri jogando na escola, com os amigos e aos fins-de-semana, fui, em Setembro passado rejeitado, por um clube aqui da zona de Almada mas não vou dizer qual para não ferir susceptibilidades, precisamente por não ter experiência, apesar de durante os 3 treinos que realizei ter dominado nas alturas e ter mostrado a qualidade necessária para permanecer (e de ter mais 20 centimetros de altura que um dos guarda-redes e mais 10 que o outro), fui afastado com a desculpa de que já tinham um guarda-redes mais experiente pronto para ingressar no clube (apesar desse guarda-redes não ter comparecido a nenhum dos treinos). Nesse mês fiquei a pensar no que teria feito mal. Mas o facto é que a falta de experiência me impediu de realizar o sonho de jogar num clube (apesar de ser no último ano de juvenis), e eu gostaria que isso não me impedisse nem a mim nem a ninguém de entrar para um clube, pois a experiência ganha-se mas a qualidade (tristemente desperdiçada em muitos casos) permanece.
    Portanto depois de lerem esta minha triste história faço a pergunta, alguém faz parte de um clube da zona de/conselho de Almada ,ou conhece alguém presente num, que necessite de um guarda-redes de 17 anos ??(faço 18 em Outrubro de 2010) Volto a frisar, sem experiência de clubes, mas com boas capacidades e com uma grande vontade, por favor contactem-me se estiverem interessados(o meu mail- paulodias2910@hotmail.com), eu sei que a idade não perdoa e como tal é agora ou nunca.

    Obrigado

    Mauricio Arrais disse:
    Fevereiro 4, 2010 às 3:06 pm

    Caro Paulo:O meu filho é Paulo.Paulo com 17 anos 70 e 1,83 m,Tem um fisico,que se tiver um bom treinador,pode vir a ser o guarda redes da nossa seleção.Mora longe de Evora,dava-lhe lições.Posso enviar o livro que escrevi,APONTAMENTOS TÈCNICOS DE FUTEBOL,á cobrança.Os dresenhos são feitos á escala,com 124 páginas,com muitos exemplos para quarda redes.O preço e´de seis euros.Já anteriormente eu enviei dados sobre o meu manual.Como não tenho vendedor,sou eu que envio para ser mais barato.Um conselho nãose meta com treinadores que não tem técnica ,é perder tempo,e o tempo não volta mais.Às suas ordens.Mauricio Arrais.

    miguel disse:
    Fevereiro 17, 2010 às 3:43 pm

    boa tarde.
    sou treinador de GR a 2 epocas, e gostaria de aperfeicoar conhecimentos, portanto se alguem tiver material teorico ou visual(dvd) que possa disponibilizar deixe aqui comentario…
    obrigado

    samuel vieira machado disse:
    Março 30, 2010 às 7:53 pm

    ola. sou guarda redes neste momento estou no s.nicolau na 2ªdivisão destrital da af braga no ano passado tive no guilhofrei na 1ªdestrital. gostava de treinar e jogar num clube maior. gostava mt de treinar na madeira ou tambem no estrangueiro e em portugal continental.tenho 19 anos tenho 1.86 de altura e peso 70 quilos. jogo senior a 2 epocas. e se der nao me emportava de ser junior. se alguem souber de propostas agradeçia. o meu email e marinheiro61@hotmail.com

    mauricio Arrais disse:
    Setembro 18, 2010 às 9:52 am

    Snr Samuel,como é que um atleta como o senhor com 1,86 e 70 quilos,um autentico poste ,não joga na seleção nacional?Não temos tido bons guarda redes na seleção!Um bom guarda redes é meia equipe!Aqui em Abrantes eu se fosse mais novo até tinha uma ESCOLA DE FUTEBOL,e de guarda redes.O que lhe podia fazer era enviar o meu manual de futebol á cobrança.APONTAMENTOS TÈCNICOS DE FUTEBOL.Custa apenas 6 euros mais o correio.Se morasse mais perto,até lhe podia fazer,alguns treinos.Não sabe que a balisa mede 7,32m?Não sabe o que é um ângulo de remate?Não sabe que o angulo de remate de penalty é de 36 graus?Não sabe que num penalty com a bola a )0km/h demora0,44 de segundo?Não sabe qual a posição do guarda redes na balisa,no momento do remate?Enfim muitas,coisas que tem de aprender,pois é novo.Cumprimentos.Abrantes18/9/2010.

    Mauricio Arrais disse:
    Maio 22, 2011 às 7:06 pm

    Os guarda redes,coitados estão sujeitos aos antigos metedos,não evoluiram e não querem estudar.O meu livro APONTAMENTOS TÈCNICOS DE FUTEBOL,ensina mais do que mil treinadores.È só pedirem ,para a morada.Mauricio Arrais Rua D.António Prior do Crato n 286 1º Dtº Abrantes.que eu envio á cobrança pelo correio,7,5 euros transporte incluido.Em Lisboa está á venda na Casa Travassos,no Rossio.È uma miséria não termos escolas de guarda redes.O próprio Mourinho não sabe o que é um ângulo de remate,não sabe quantos graus mede o ângulo de pelalty.Qual a posição do guarda redes na baliza no momento de um remate?Mourinho filho de um guarda redes não sabe.O angulo alça de penalty é de 12º e o de penalty é de 36º a décima parte de uma circunferência.O que é a bissectriz de um ângulo de remate.O livro é escrito dentro do campo de futebol com desenhos á escala.Nunca é tarde para ensinar.Mauricio Arrais.Abrantes.

    Mauricio Arrais disse:
    Maio 24, 2011 às 1:19 pm

    Para todos os treinadores e guarda redes:Gostava de ter a ESCOLA DE FUTEBOL ABRANTINA,mas as84 primaveras,passaram muito de pressa.Para que todos saibam,com a minha bola nova Adidas,ainda marco cantos directos com qualquer dos pés .Mais ainda não vi marcar assim um penalty!A bola entra a rolar na balliza,a 50 cm do poste,com efeito concavo.É um remate desenquadrado com a baliiza.Num penalty com a bola a 90km/h demora 0,44 de segundo,em teoria ,pois o movimento não é uniforme,na sua trajectória.EStudem e trabalhem,precisamos de bons jogadores.Cumprimentos.Mauricio Arrais.

    Joaquim Silva disse:
    Setembro 22, 2011 às 2:09 pm

    Boas .. reparei agora neste blog,, achei interessante , fui jogador durante vários anos joguei em vários clubes portugueses, e á cerca de um ano fui convidado para ajudar uma clube que pertence á minha terra natal , onde estou neste momento a treinar os Guarda. Redes de várias camadas ,, alguém me pode ajudar a encontrar um programa que faça gerir tempos assim como desempenho.

    Atentamente,

    Quim Tó

    Nsungo Ambrósio disse:
    Junho 13, 2012 às 2:23 pm

    Sou angolano foi atleta de futebol onze formado no futebol Clube de Luanda d angola e no inter d angola.hoje sou treinador de futebol na área de guarda redes nos escalões de formação dos polivalente f.c de Luanda.mas eu não tenho curso nesta área.fui guarda redes .preciso de uma formação mesmo a distância. Tenho 32 anos de idade.li o vosso comentário e gostei imenso.vivo Luanda -angola.o q faço para ter está formação?mister Hugo oliveira.

    Rui Miguel disse:
    Outubro 16, 2012 às 9:53 am

    Boas. Pratiquei mais de 20 anos futsal no lugar do ”último bombeiro” hehe. Gostaria de saber oned posso tirar o curso de guarda-redes pois gostava de começar a desempenhar essa função. Muito obrigado, Qualquer informação por gentileza o meu mail é rdemo@sapo.pt .

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s