Formação na agenda da UEFA

Publicado em Atualizado em


 
 
A UEFA irá levar a cabo uma conferência em Helsínquia, no próximo mês de Abril, tendo em vista o encorajamento da promoção das actividades relativas ao futebol de formação em toda a Europa.

Aposta no futebol de formação
A 7ª Conferência do Futebol de Formação da UEFA está marcada entre os dias 2 e 5 de Abril, na capital finlandesa, sendo mais um importante momento na estratégia concertada da UEFA, que visa o progresso do futebol de elite baseado no crescimento do jogo no que às suas bases diz respeito. As federações nacionais e os responsáveis do futebol de formação, bem como os instrutores e coordenadores, serão convidados a participar na conferência onde será, por outro lado, desenvolvida a Carta do Futebol de Formação da UEFA, um componente essencial para que o corpo que regula o futebol europeu possa estar em plena sintonia com as 53 associações filiadas.

Motivar e estimular
O director-técnico da UEFA, Andy Roxburgh, afirmou: “A ideia da Carta é servir como compromisso dos programas das federações relativos à formação. O objectivo da UEFA passa por motivar as associações, bem como estimular e ajudá-las no desenvolvimento dos seus programas relativos à formação”. Vários “workshops” a nível regional foram levados a cabo, ao longo do último ano, na Europa. Estes eventos ajudaram as associações a familiarizar-se com a Carta – sem dúvida, um benefício para que as estruturas das federações, além da liderança a nível político, administrativo e técnico possam melhorar.

Grande entusiasmo
O Comité Executivo da UEFA aprovou a criação da Carta do Futebol de Formação em 2004, tendo a mesma sido recebida com grande entusiasmo, visto que, até ao momento, 14 associações já a assinaram. Tal atitude exige a uma federação a satisfação de determinados critérios. As associações começam com um estatuto básico de uma estrela, sendo adicionadas outras estrelas em áreas específicas – que incluem o desenvolvimento do futebol feminino (bem como da sua formação), programas sociais (onde se inclui o futebol para deficientes), o número de participantes e a promoção do futebol de formação. É possível obter um máximo de sete estrelas, o que significa que uma associação está a adoptar as políticas mais coerentes.

Assuntos em discussão
Outros assuntos em discussão na conferência incluem o desenvolvimento dos clubes, actividades das associações e planeamento de trabalho para o UEFA EURO 2008™ do próximo Verão.

Info: UEFA

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s