Futebol de formação em destaque na U.E.F.A.

Publicado em Atualizado em


O estado actual do futebol de formação na Europa e as perspectivas futuras para este sector vital da modalidade vão estar no centro das atenções em Cannes, França, no final do mês, quando a UEFA organizar a sua nona Conferência de Futebol Jovem de Elite.

Técnicos, especialistas em futebol jovem e representantes das federações nacionais de toda a Europa vão reunir-se para o evento, que vai decorrer entre 27 e 29 de Novembro e que será precedido pelo quarto Fórum de Técnicos de Formação de Clubes de Elite da UEFA, na manhã de 27 de Novembro.

O fórum de treinadores versará sobre as questões relativas às academias, a relação entre as academias dos clubes e as estipulações do licenciamento de clubes da UEFA, o impacto das mesmas no que toca à formação de jogadores locais e as potenciais medidas de apoio que a UEFA e as suas federações podem oferecer. A relação entre as selecções nacionais jovens e os clubes será, igualmente, um dos tópicos em discussão.

A importância do futebol jovem na Europa vai estar em destaque na conferência subsequente. A UEFA organiza uma série de competições jovens que fornecem uma inigualável experiência internacional aos novos talentos, contribuindo para o seu desenvolvimento e para se tornarem heróis do futuro, salvaguardando sempre o bem-estar do jogo.

Os campeonatos da Europa de Sub-17 e Sub-19 deste ano vão estar sob avaliação, quer quanto à promoção, quer quanto à organização, com a ajuda de representantes das equipas que chegaram às últimas fases das duas competições. Para além disso, algumas federações nacionais vão apresentar os seus planos de desenvolvimento para o futebol de formação. Também um dos principais clubes franceses estará igualmente pronto para apresentar detalhes sobre as actividades desenvolvidas no seu “centro de formação” – um dos mais reconhecidos centros de treino e formação, que ajudou a produzir uma série de talentosos futebolistas em França nos últimos anos.

A campanha antidoping da UEFA tem vindo a ganhar mais importância nos últimos tempos e tem tido como principais alvos – no que toca aos esforços de prevenção – precisamente os jovens, avisados dos perigos de tomarem drogas. Esta questão vai, também, ser abordada em Cannes. Os benefícios do “Campo de Treinos”, o novo espaço do uefa.com dedicado à formação educacional, serão explicados aos delegados, bem como a licença de treinador de formação, e serão ainda apontados os caminhos a seguir pelo futebol jovem na Europa nos próximos anos.
Sorteios das competições jovens.

Um dos pontos altos do programa em Cannes será a realização dos sorteios para as Rondas de Elite dos próximos Europeus de Sub-17 e Sub-19, bem como das fases de qualificação das mesmas competições para a temporada 2008/09.

Fonte: UEFA

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s