Cartão azul para punir os jovens que digam palavrões nos jogos

Publicado em Atualizado em


A instituição do cartão azul para controlar os “palavrões” em jogos de futebol de jovens pode ser uma realidade na próxima época em Portugal.

O autor da proposta, Rui Mâncio, coordenador das selecções de futebol da Madeira, explicou à Lusa que a ideia é “promover a formação, com qualidade, num espaço que pretende ser pedagógico”.

Segundo Rui Mâncio, o projecto já foi usado há duas épocas, durante um ano, na Madeira, e pretende instituir a amostragem de um cartão azul (que dá origem a um amarelo, quando admoestado por duas vezes) aos jogadores que utilizem palavras menos correctas durante os jogos.

Rui Mâncio considera que num campo de futebol assiste-se muitas vezes à utilização de palavrões, em demasia, e por isso o coordenador espera que na próxima época, pelo menos três associações (Madeira, Açores e uma do Continente) adoptem o modelo, considerando que basta as Associações se juntarem para a ideia ganhar força, considerando que a Federação Portuguesa de Futebol teria de aceitar o projecto caso as associações nacionais se decidissem pela sua implementação.

Já Agostinho Oliveira, antigo internacional e actual treinador das selecções de formação e seleccionador nacional de juniores diz que é um tema que obriga à reflexão já que o “chorrilho de asneiras” começa no próprio banco do treinador.

Fonte: Record

Anúncios

Uma opinião sobre “Cartão azul para punir os jovens que digam palavrões nos jogos

    Filipe Moreira disse:
    Março 7, 2008 às 9:03 pm

    Poderá ser uma ideia a desenvolver mas, parece-me que primeiro temos de educar os pais, as escolas, os directores e treinadores. O exemplo deve vir de cima. Parece-me que o papel do árbitro também é importante pois deve ser pedagógico, o que infelizmente muitas vezes não é, umas vezes por falta de formação e muitas outras por falta de educação.

    Saudações desportivas
    Filipe Moreira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s