A passagem do F7 para o F11

Publicado em Atualizado em


Em conversa com um pai de um jovem futebolista, este manifestava-me a sua apreensão com a próxima época do seu filho, uma vez que, iria passar do escalão de “Infantis” para “Iniciados” e mudar do futebol de 7(F7) para o futebol de 11(F11). O jovem em questão estava muito bem integrado no F7, mas como ainda não se deu o seu salto pubertário e a sua estatura era baixa o pulo seria muito grande. “E depois o campo parece-lhe tão grande…”, dizia.

Esta situação existe em Portugal, mas na minha opinião deveria ser revista. O exemplo da A.F.Lisboa em que existem campeonatos de Infantis em F11 e F7 é muito positivo e permite que a evolução seja feita de acordo com a política do seu clube (por exemplo competindo no F11 com os jogadores infantis de 2º ano).

Ainda melhor que Lisboa, parece-me a solução encontrada em Espanha, com a aplicação do futebol de 9(F9) em algumas regiões. A passagem para o F11 feita de forma progressiva só terá vantagens para o jovem futebolista. Assim como a implementação do F9, há quem defenda por lá, também que se deve começar no F3 e não no F5 (vou falar nisso mais tarde).

Não tenho dados suficientes para apresentar, mas atrevo-me a afirmar que é nesta fase (F7-F11) que se “perdem” muitos aspirantes a jogadores deste jogo tão popular como é o futebol.

Foto: Ajamil, Daniel Lapresa y otros
Texto também disponível em http://www.alhosvedros-sports.blogspot.com

Anúncios

2 opiniões sobre “A passagem do F7 para o F11

    Nelson Silva disse:
    Julho 24, 2008 às 9:12 am

    Gostaria de o convidar a passar pelo site “Junqueira Antiga”, um espaço dedicado à divulgação de textos noticiosos que ajudam a traçar o retrato mediático de uma pequena freguesia de Vila do Conde, com auxílio de jornais já extintos. Fica em http://junqueiraantiga.wordpress.com/. Obrigado.

    Lapresa disse:
    Março 6, 2009 às 5:59 pm

    En esta dirección podéis descargaros gratuitamente nuestros libros:
    http://www.frfutbol.com/inicio.htm
    Ha sido agradable encontrar una reseña nuestra, tan lejos de casa.
    Un abrazo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s