Maior aposta na formação

Publicado em


A Associação das Ligas Europeias de Futebol Profissional (EPFL) reunida em Lisbia, assumiu a intenção de estimular os clubes a apostarem mais na formação e mantém-se determinada no combate ao tráfico e exploração de jovens jogadores.

“A aposta na formação é um factor de desenvolvimento estratégico da modalidade. Queremos estimular o investimento na formação e promover o nascimento de talentos locais, prevenindo e combatendo, igualmente, o fenómeno de tráfico de jogadores”, revelou Emanuel Medeiros, director geral executivo da EPFL, à Agência Lusa, depois de uma reunião do Comité de Transferências e Agentes do organismo, realizada em Lisboa.

O principal responsável da instituição que reúne 28 ligas europeias (com quase 1.000 clubes envolvidos) revelou estar preocupado com a situação, mas também sublinhou a existência de uma grande concertação de esforços, envolvendo todas as organizações do futebol e também governos nacionais e comunitários, no sentido de modificar a actual conjuntura.

“É importante, também, zelar para que as condições de treino e alojamento sejam as adequadas para os jovens futebolistas e que, para além dos talentos nas quatro linhas, haja preocupação no desenvolvimento do intelecto dos jogadores”, lembrou.

Emanuel Medeiros acrescentou ser necessário “reforçar os incentivos aos clubes formadores” e salientou a importância da intervenção governamental nesta matéria. “A juventude, a saúde e a prática desportiva são imperativos constitucionais. Todos temos responsabilidades diferentes, mas complementares, neste domínio”, frisou.

Desta forma, a EFPL pretende elaborar um “código das melhores práticas em matéria de recrutamento, treino e formação de jovens jogadores”, assim como estudar esta realidade em cada uma das ligas suas associadas.

Fonte: Record


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s