Perfil do novo treinador do Benfica

Publicado em


96348-Jorge JesusJorge Jesus, o novo treinador do Benfica vive, aos 54 anos de idade, o momento mais alto de uma carreira longa e que tem sido ganha a pulso em cada momento. Jesus sempre investiu na formação dos seus conhecimentos. E de tal forma o conseguiu que, passo a passo, trilhou um percurso muito positivo.

Não espanta que seja há muito apontado como um treinador com capacidade para representar um dos crónicos candidatos ao título. Em 2009/2010 esse cenário vai mesmo tornar-se realidade. O Estádio da Luz será o palco da concretização de um sonho pessoal.

Aposta do Benfica para potenciar o crescimento de um plantel de grande valia e para colher os frutos de uma formação cada vez mais forte, Jorge Jesus tem as ferramentas necessárias para explanar o seu talento.

Trilho para o sucesso

Por muitos considerado o “mestre da táctica”, Jesus alia o conhecimento ímpar sobre o desporto-rei a uma condução eficaz de homens. No Benfica, encontra ambição, história, grandiosidade e expectativa. Desafios certamente aliciantes para um treinador que subiu a pulso no sempre complexo mundo do futebol.

Longe vão os tempos de jogador. Com as chuteiras calçadas nunca pisou os passeios da fama, mas era conhecido pela regularidade e capacidade de trabalho no meio campo. O Amora, clube onde começou a carreira de treinador, foi uma espécie de transição. Campeão na III Divisão, ganhou direito a voar mais alto.

Autodidacta por natureza, chegou a estagiar no Barcelona de Johan Cruyff. Experiência marcante que o levou a aplicar um alaranjado 3-4-3 num Felgueiras recém-chegado à I Divisão. O futebol apresentado por Sérgio Conceição e companhia espantou meio país, mas a queda acentuou-se ao longo da segunda volta. E Jesus voltou aos escalões secundários.

Na Amadora, sua terra natal, recuperou a estrelinha. Jesus levou os tricolores a uma fulgurante viragem de milénio, abrindo as portas do estrelato a Jorge Andrade. Teve menos sorte no Vitória de Setúbal, onde saiu a meio da época. O regresso estava marcado para 2003/2004, onde ajudou a salvar outro Vitória, o de Guimarães, da descida.

Na época seguinte, tentou novo milagre, mas o Moreirense não conseguiu terminar o campeonato andando sobre a linha de água. Até que em 2005/2006 tudo mudou. A carreira entrou numa curva marcadamente ascendente. Resgatou a União de Leiria de uma possível descida e converteu um campeonato de aflitos num categórico sétimo lugar.

Passo decisivo

O Belenenses piscou-lhe o olho. Em boa hora o fez, pois Jesus devolveu aos “azuis” do Restelo o rótulo de clube europeu. Duas épocas de sonho, nas quais potenciou o talento de Rúben Amorim, Zé Pedro ou Silas. A conquista da Taça de Portugal poderia ter sido a cereja no topo do bolo, mas a derrota na final, frente ao Sporting, não permitiu que o técnico pudesse erguer o seu primeiro troféu de renome.

Na temporada passada, subiu mais alguns degraus, sendo convidado a liderar um ambicioso Sporting de Braga. Respondeu com um quinto lugar, a conquista da Taça Intertoto e um brioso desempenho na Taça UEFA. Estavam lançados os dados para ir mais além. O Benfica tornou-se, assim, num destino natural depois de Quique Flores não continuar de águia ao peito.

Disciplinador mas sociável, estudioso do jogo mas também dos adversários, potenciador de talentos mas fiel ao colectivo, comunicativo e sincero, Jorge Jesus é figura ímpar no futebol nacional. Lê-se no evangelho da sua carreira que já derivou entre o 3-4-3, o 4-3-3 ou o 4-2-3-1, mas tem sido no 4-4-2 em losango que tem formado os seus mais recentes discípulos.

Seja qual for o sistema de jogo utilizado no Benfica, certo é que hoje, mais do que nunca, o técnico está pronto para colocar os seus conhecimentos ao serviço de uma instituição talhada para o sucesso. 2009/2010 é, assim, a época em que Jesus vê, aos 54 anos, a Luz.

Fonte: SLB

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s