Pedro Mil-Homens criticou o falseamento das idades dos jovens futebolistas

Publicado em


O director da Academia do Sporting, Pedro Mil-Homens, lamentou, esta segunda-feira, o mau aproveitamento das equipas B, “nomeadamente pelos três clubes grandes”, durante uma sessão de trabalho subordinada ao tema “Transição para o futebol sénior”.

Durante a sessão, realizada na Universidade Lusófona, em Lisboa, Pedro Mil-Homens pediu «coragem» para «resistir à ‘campeonite’» e defendeu a introdução de profundas alterações dos quadros competitivos das camadas jovens.

«As equipas B foram um projecto mal aproveitado, nomeadamente pelos três grandes», observou, contrapondo com o exemplo do FC Barcelona, bicampeão espanhol, que «mantém uma segunda equipa a competir há 41 anos».

As dificuldades na transição para o escalão sénior são «um problema grave», mas que, na opinião de Pedro Mil-Homens, «não está na agenda dos organismos reguladores do futebol português, em especial a Federação Portuguesa de Futebol».

O director da academia do clube lisboeta propôs a criação de uma competição paralela e simultânea aos campeonatos principais para facilitar a transição dos jogadores mais jovens dos clubes profissionais, sob pena de Rui Jorge «continuar a ter pouca margem de recrutamento».

O seleccionador português de sub-21 foi um dos presentes na sessão de trabalho, tal como o treinador holandês Mitchell van der Gaag e o presidente do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol, Joaquim Evangelista.

«É preciso coragem para resistir à ‘campeonite’. Contabilizar os títulos das camadas jovens é um erro que nos pode levar a uma mão cheia de nada», advertiu o responsável pela Academia do Sporting, em Alcochete.

Pedro Mil-Homens criticou o falseamento das idades dos jovens futebolistas, assinalando que representam «uma vantagem competitiva enganadora» e reflectiu sobre alterações aos quadros competitivos nos escalões de formação.

«O desenvolvimento dos quadros competitivos não pode ser tarefa exclusiva de um dirigente que tem funções administrativas, sem ouvir a opinião dos técnicos, como por exemplo os treinadores», criticou.

Pedro Mil-Homens defendeu a adopção de escalões etários com um ano de intervalo, em vez dos actuais dois, a distribuição dos jovens atletas em função da sua idade biológica e não cronológica e evitar que a realização das fases finais ocorra nos meses de Junho e Julho.

Fonte: Lusa

Anúncios

Uma opinião sobre “Pedro Mil-Homens criticou o falseamento das idades dos jovens futebolistas

    CARLOS disse:
    Março 1, 2011 às 11:40 am

    Boa tarde,

    Concordo plenamente.
    As equipas “B” foram um projecto falhado porque serviam apenas para os jogadores que não cabiam no plantel principal e que não se conseguiam vender, e para os jovens da formação que não se conseguiam emprestar para “rodar” num outro clube e que eram sempre preteridos por brasileiros ou jogadores de outras origens….

    Assim sendo este era claramente um projecto falhado…
    O que acho ainda mais estranho é o caso do Sporting.

    No caso do Benfica como do Porto, são claramente clubes que não apostam na formação, preferem sempre comprar em vez de formar.
    No caso do Sporting ainda acho mais estranho não existir ou nunca ter resultado o conceito de equipa B, pois para um clube com pouco recursos financeiros e que apostou forte na formação seria quase obrigatório ter equipa B.

    Ter uma ponte entre os juniores e a equipa principal é crucial. Mas não pode ser uma ponte qualquer. Tem de ser uma ponte que trabalhe os jogadores, que os “molde”, que os forme e os encaminhe para aquilo que queremos na equipa principal.
    Dai eu ser adepto e defensor de equipas B e não de clubes satélites ou empréstimos a outro clubes apenas para rodar…

    É que o conceito de equipa B quando bem aplica e bem integrado na estrutura de um clube permite ter jogadores a “rodar”, mas a “rodar” com qualidade e direccionado para a equipa principal.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s