O uso da maturação somática na identificação morfofuncional em jovens jogadores de futebol

Publicado em Atualizado em


portada_130Atualmente, é crescente o número de estudos que visa identificar e analisar parâmetros morfológicos e físicos de crianças e adolescentes inseridos em treinos sistemáticos nas mais variadas modalidades desportivas. O conhecimento do perfil relacionado a essas variáveis e de seus respectivos comportamentos e respostas ao processo de treinamento é fundamental para o contexto da especialização esportiva.

Tivemos acesso a um estudo muito interessante que irá ser publicado na Revista Andaluza de Medicina del Deporte no próximo mês de setembro. Nesse trabalho efetuado por A. L. Mortatti, R. C. Honorato, A. Moreira, M. de Arruda o objetivo é :

“As modificações que ocorrem com os jovens nas idades anteriores ao pico de velocidade de crescimento (PVC) podem influenciar de maneira direta o seu desempenho nas atividades esportivas. Considerando esse pressuposto, o objetivo deste estudo foi analisar o efeito da maturação somática nas variáveis motoras e corporais de jovens futebolistas.”

“Os resultados da análise de variância demonstram que o desempenho no salto vertical com contra movimento (…) e no salto horizontal (…) é influenciado pelo nível maturacional, o mesmo ocorrendo para a flexibilidade (…). Por outro lado, o desempenho no teste de potência aeróbia não foi afetado pelo nível maturacional. As variáveis corporais somatotipo e o recíproco do índice ponderal se mantiveram estáveis independentemente do grau de maturação; apenas foram verificadas diferenças nos valores corporais para o IMC.”

Neste trabalho concluiu-se que:

“A determinação dos estágios maturacionais dada pelos anos em relação ao PVC (pico de velocidade de crescimento) dentro de uma determinada faixa etária pode ser um valioso instrumento de orientação para técnicos e treinadores na adequação dos treinamentos em função da real condição funcional de seus jovens atletas.”

Anúncios

Uma opinião sobre “O uso da maturação somática na identificação morfofuncional em jovens jogadores de futebol

    Tatiana disse:
    Setembro 24, 2013 às 3:46 pm

    Boa tarde
    Me chamo Tatiana e trabalho em uma agência de Marketing Digital. Meu trabalho é buscar blogs com conteúdo interessante e único para participar de uma campanha editorial em Portugal. Seu trabalho seria escrever um post sobre o Benfica em troca de uma remuneração. Se está interessado por favor entre em contato comigo e te enviarei toda a informação necessária.
    Abraços

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s